Turismo e economia impulsionam o município de Quevedos

House

Turismo e economia impulsionam o município de Quevedos

Localizado na região central do Estado, a cerca de 53 km de São Pedro do Sul e 78 km de Santa Maria, está o município de Quevedos. Com forte tradição religiosa e agrícola, a cidade também se destaca por suas belezas naturais, sendo agraciada pelas águas dos rios Toropi e Toropi Mirim.

Cidade de Quevedos. Fotos: Denzel Valiente (Diário)

Já a história de sua criação remota ao século 20, quando José de Quevedo de Macedo, um descendente de espanhóis, chegou até as terras onde anos depois seria instalada a localidade. Hoje, passados dois séculos, são mais de 2,7 mil pessoas que fazem de Quevedos uma ótima cidade para se viver, empreender e turistar.

A padroeira local é a Nossa Senhora dos Remédios, que teria sido trazida pelo primeiro morador. Esta imagem da santa, inclusive, repousa na Igreja Matriz. Também ao redor da Praça Arquiteto Jorge Rodrigues dos Santos fica o Museu Sacro Capela Nossa Senhora dos Remédios, uma construção de 1820, totalmente preservada e que conta com obras jesuítas esculpidas em madeira. De livre visitação, o local é uma viagem ao passado e à história do município e do Rio Grande do Sul. A vertente religiosa também tem uma de suas maiores expressões na romaria da padroeira que acontece anualmente em outubro.

Principal atividade local, a plantação de soja ocupa cerca de 50% do território quevedense.

Mas, para além da fé, outras potencialidades enriquecem o município que tem 543 km2 de extensão. A agropecuária que foi uma das primeiras fontes de renda local, atualmente divide espaço com plantações, como as de soja e fumo. Do grão, são cerca de 27 mil hectares anualmente. A produção de leite, cereais e ovinos também representa uma grande parcela da economia de Quevedos.

Nesta propriedade rural, situada a poucos quilômetros do centro de Quevedos, são criadas mais de 100 ovelhas. A propriedade é especializada na reprodução e venda dos cordeiros.

Para se comemorar

Em 2023, Quevedos comemora seus 31 anos de emancipação administrativa. O executivo municipal atento às demandas da população, investe cada vez mais em melhorias na área urbana e rural. Neste ano, a semana de aniversário do município foi recheada de atrações que movimentaram os moradores e atraíram turistas.

Um dos importantes projetos em implementação no município é uma rota turística que oportuniza aos interessados conhecerem as belezas e os atrativos locais. Entre os endereços que poderão ser visitados está o Passo da Cruz, propriedade situada às margens do Rio Toropi e que conta com uma trilha em meio a natureza que tem como destino um ponto de observação para a ilha conhecida como Ninho das Garças, onde os animais vivem e se reproduzem.

Já o Balneário Alto Toropi é outro local atrativo, com área de camping e de banho, o espaço conta com churrasqueiras, estrutura para acampamento, quadras esportivas e quadra de bocha. O crescimento turístico e econômico de Quevedos ainda proporciona aos moradores e visitantes belas vistas da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Quebra Dentes, que com três turbinas totalizando 22,3 MW de potência é uma barragem de produção de energia sustentável que integra o Complexo Toropi. Com todos esses atrativos, Quevedos se destaca cada vez mais no cenário regional e apresenta forte potencial a nível estadual.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casos de dengue em Santa Maria aumentam 200% de fevereiro para março; maior incidência é na Região Oeste Anterior

Casos de dengue em Santa Maria aumentam 200% de fevereiro para março; maior incidência é na Região Oeste

Produção de azeite já recebeu R$ 1 bilhão em investimentos Próximo

Produção de azeite já recebeu R$ 1 bilhão em investimentos

Geral